Ouça a inédita dos Beatles, recuperada com ajuda da IA, e veja o breve documentário
03/11/2023 10:54 em Movido a Rock

A última música da banda britânica The Beatles está sendo lançada e foi produzida com ajuda de inteligência artificial (IA). A faixa, cujo nome é "Now and Then", foi composta e gravada em fita demo no final dos anos 70 por John Lennon. Ganhou ainda arranjo de Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr nos anos 90.

 

A iniciativa foi responsável por lançar as também canções póstumas "Real Love" e "Free as a bird", mas, para "Now and Then", a tecnologia da época não foi capaz de separar a voz de Lennon e o piano, dos ruídos da gravação e, por esse motivo, a música teria sido descartada. No entanto, hoje essa tarefa é possível graças aos recursos da WingNut Films, que usou a Inteligência Artificial para resgatar a performance original do cantor, morto em 1980.

 

 

A história por trás da música

 

"Now and Then" era uma demo gravada por John Lennon pouco antes de sua morte, em 1980. Essa e outras músicas inéditas ficaram registradas em uma fita chamada "For Paul", destinada a McCartney. Somente nos anos 90, Yoko Ono, viúva do compositor, entregou o material para os outros ex-integrantes da banda. Na época, o trio estava trabalhando no projeto "Anthology", uma retrospectiva da carreira do quarteto incluindo três álbuns, um documentário e um livro. Duas músicas da fita ("Free as a Bird" e "Real Love") chegaram a ser lançadas oficialmente na época, contendo o áudio original de Lennon. Porém, "Now and Then" não foi lançada, já que a então tecnologia disponível não soube lidar com o áudio em baixa qualidade.

 

A ideia de usar inteligência artificial para reconstruir a demo inicial e gravar a obra surgiu em 2021, durante as filmagens da série documental "The Beatles: Get Back", lançada pela Disney+. Ao longo da produção, o diretor Peter Jackson usou uma tecnologia de IA semelhante à utilizada em "Now and Then" para "limpar" o áudio dos vídeos de arquivo dos Beatles, separando vozes e instrumentos dos ruído de fundo.

 

Ouça a música abaixo e, mais abaixo,

assista ao breve documentário a respeito

 

 

 

 

 

Uso de IA na indústria da música gera polêmica

 

O anúncio de que os Beatles lançariam uma canção com uso de IA dividiu opiniões. Alguns fãs manifestaram preocupação com o uso da tecnologia e chegaram a cogitar que a voz de Lennon pudesse ser clonada. Diante da polêmica, McCartney utilizou o X (antigo Twitter) para explicar que nenhum elemento da canção foi criado artificial ou sinteticamente, já que o recurso foi utilizado apenas para extrair a voz verdadeira de Lennon do áudio original.

 

Essa não foi a primeira controvérsia envolvendo a inteligência artificial na indústria da música. Debates sobre ética, direitos autorais, preservação da identidade dos artistas e uso responsável da tecnologia têm sido cada vez mais comuns. É o caso, por exemplo, do lançamento de "Drowned in the Sun", canção criada por IA e apresentada pelo projeto musical "Lost Tapes of the 27 Club" como a "nova música" de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana falecido aos 27 anos.

COMENTÁRIOS