Ribeirão Preto se consolida na rota dos shows internacionais de rock
23/04/2022 04:13 em Movido a Rock

Ribeirão Preto, com quase 750 mil habitantes e sede da RMRP (Região Metropolitana), pede um chope bem gelado dos tantos bares e boas cervejarias artesanais locais. Mas a cidade oferece muito mais. Além de acolhedora, mostra-se plural, heterogênea. Ribeirão é sede da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola). Tem uma vida cultural ativa, simbolizada pelo icônico Theatro Pedro II, restaurado graças a mobilização popular após um incêndio, além de alguns centros culturais de intensa atividade e a Feira Anual Internacional do Livro. Outro ícone da cultura e arte é o "João Rock", festival de música conhecido nacionalmente e cobertura da grande imprensa especializada. (Vamos ilustrar no final da matéria).

 

Mas antes chegamos a manchete da notícia, que é a nova vocação de Ribeirão Preto: os shows internacionais de rock. Algumas bandas já estão com as datas confirmadas para tocar em Ribeirão em 2022, como o Kiss (01/05), Iron Maiden (30/08), Guns N' Roses (16/09), Helloween, com abertura de HammerFall (06/10) e The Mission (28/10). 

 

 

Com os 5 shows internacionais até aqui (que pode aumentar) confirmados para 2022, Ribeirão se iguala a Curitiba, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, considerando que no Rio boa parte é em função de ser ano de Rock in Rio.

 

  

Iron Maiden e Guns N' Roses, aproveitaram a agenda do Rock in Rio e acertaram turnê pelo Brasil, com mais 3 e 8 shows, respectivamente, com Ribeirão na data de ambos

 

Nessa agenda internacional de 2022 podemos incluir também a banda Shaman, brasileira mas de sucesso internacional, com letras em inglês e data confirmada em Ribeirão Preto (13/05), com abertura da banda Noturnall, ambas de "prog metal".

 

 

Essa nova realidade está sendo possível com a retaguarda de uma forte rede hoteleira e importantes rodovias e pelo empreendedorismo de quem visualizou esse potencial. Destaca-se o investimento para a criação da Arena Eurobike, modernizando o Estádio Santa Cruz, em parceria com o Botafogo. Já os shows são trazidos e organizados pela produtora BConcerts.

A maioria desses já anunciados será no estádio, com exceção, até aqui, das apresentações do Shaman/Noturnall e The Mission, agendadas para a casa de eventos Quinta Linda.

 

Setor reformado das arquibancadas no Estádio Santa Cruz ...

... que tem em suas dependências uma das poucas unidades brasileiras do Hard Rock Cafe

 

Esse novo turismo cultural se junta ao turismo de negócios da cidade, fomentando não só a rede hoteleira, mas também outros setores da economia, além da geração de postos de trabalho efetivos e temporários. Há ainda a possível internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, que o modernizará, agregando ainda mais.

 

Dessa forma, Ribeirão Preto se consolida como referência de shows internacionais entre as cidades grandes não capitais, tendo, inclusive, agenda maior que a grande maioria das capitais brasileiras, como destacado mais acima. Não só para a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, mas todo o Interior Paulista, torna-se uma ótima opção, na maioria dos casos, não precisar se deslocar até São Paulo para assistir a esses shows.

 

Festival João Rock, que volta a acontecer em 11/06/2022, é realizado desde 2002 e recebe público de todo o pais 

 

Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola), em Ribeirão Preto. É considerada a segunda maior feira do tipo no mundo e a maior da América Latina. A primeira edição ocorreu em 4 de maio de 1994. (Wikipedia). Fotos: agrishow.com.br

 

 

CULTURA E LAZER

 

 

Quarteirão Paulista, em frente a Praça XV de Novembro, no coração da cidade, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). No centro dele o Theatro Pedro II, lá a direita o Centro Cultural Palace (restaurado após o fechamento no Palace Hotel) e, aqui a esquerda, o Edifício Meira Júnior, que abriga em seu térreo a primeira unidade da Choperia Pinguim.

 

Theatro Pedro II: Em 15/07/1980 um incêndio destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior. Graças a uma mobilização, em 07/05/1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Em maio de 1991 teve início a reforma, que durou cinco anos. Gerido por uma fundação após a reinauguração em 1995, mantém-se entre os maiores teatros de ópera do país (o segundo, atrás do Teatro Municipal de São Paulo). Possui uma agenda bem movimentada entre peças e shows e, por sua excelente acústica, é considerado um dos melhores da América Latina.

 

 

Biblioteca Sinhá Junqueira, também no centro, próxima do "Quarteirão Paulista" e ao lado da Praça XV. Revitalizada durante 2019, tornou-se centro cultural, incluindo espaço de acesso a internet e cafeteria.

 

 

Feira Anual do Livro, nas contíguas praças XV de Novembro e Carlos Gomes, no centro. Evento ocorre desde 2001 e recentemente se tornou Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

 

 

A Fábrica: Localizada na região do centro de Ribeirão Preto conhecida como "Baixada", o prédio, construído em 1914 e tombado pelo patrimônio histórico, abrigou por muito tempo a Cia. Paulista de Cerveja. A atual estrutura renova a antiga fábrica, sendo um pólo de cultura e iniciativas do Instituto SEB e abriga também a sede do Grupo Thathi de Comunicação (Difusora FM, NovaBrasil FM, Rádio 79 AM e TV Thathi). Ambos são proprietários e mantenedores do da estrutura, que mantém espaços voltados ao empreenderorismo, economia criativa e sustentabilidade, além de abrigar um restaurante/cafeteria aberto a população. 


Estúdios das Rádios NovaBrasil FM (91.3) e Difusora FM (97.1), na sede do Grupo Thathi (Fotos: Edson Bachiega)

  

 

Casa da Memória Italiana: Localizada no centro, trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos que promove, desde 2014, quando o imóvel foi doado a fundação por uma família, a preservação da história da intensa imigração italiana, com atividades culturais e artísticas, além de filmes italianos.

 

 

Morro de São Bento: Complexo cultural no Campos Elíseos onde está o Teatro Municipal (menor que o Pedro II), Teatro de Arena e Casa de Cultura. O governo do estado anunciou em Jan/2022, investimento para instalar no local  a "Fábrica de Cultura". Quando reformada, a Casa de Cultura oferecerá diversos cursos relacionados às áreas de tecnologia, inovação e criatividade, como audiovisual, artes visuais, dança, circo, design, drones, games, literatura, moda, música, programação e robótica. A unidade ainda vai oferecer espaço maker, coworking, bibliotech (biblioteca física e virtual), estúdios profissionais, auditório e espaço multiuso.

 

 

Entre as várias faculdades e universidades particulares, destaque para a USP, pública estadual

 

 

Supera Parque: Instalado no Campus USP Ribeirão, é uma incubadora de empresas com destaque para projetos inovadores de "startups", das áreas biomédicas e de tecnologia. Nasceu de uma parceria entre a USPPrefeitura Municipal e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

 

 

Nessa rotatória da Av. Braz Olaia Acosta, no Jardim Nova Aliança (Zona Sul) fica o Novo Mercadão, inaugurado em 2008 e que retrata os conhecidos mercados municipais, apesar de ser privado. E perto da rotatória, atrás dos dois prédios no alto a direita, fica o Parque das Artes, inaugurado em 2016, para a prática de caminhadas e corridas. Sua pista tem aproximadamente 1,5km.

 

 

Parque Raia, no Jardim Botânico (Zona Sul). Alguns outros parques conhecidos: Pq Maurílio Biagi (Zona Norte), região próxima ao centro e também o Pq. Curupira (Zona Leste), entre os estádios do Botafogo e Comercial.

 

 

O Parque Maurílio Biagi ganhou em 2021 uma completa pista de skate.

 

 

Os 4 grandes shoppings de Ribeirão Preto são o Santa Úrsula (foto), que ocupa uma quadra completa no centro, com alguns pisos de lojas e pisos subterrâneos de estacionamento. Também do grupo Multiplan, tem o Ribeirão Shopping (zona sul), maior e mais antigo. Completam essa lista o Novo Shopping (no Trevo da Anhanguera KM 307,5) e o Shopping Iguatemi (acesso pelo Anel Viário Sul).

 

 

BARES COM ROCK & RESTAURANTES

A seguir, uma lista que montamos de bares com rock ao vivo ou no som ambiente, e alguns restaurantes. Pra você que ficará mais tempo além do show internacional em Ribeirão, opções não faltam. Os links direcionam para os respectivos perfis no Instagram.

 

5150 Burgers

Burgueria artesanal com nome em homenagem ao Van Halen. Os lanches são temáticos com nomes ligados as bandas de rock. Funciona como food truck familiar e em breve terá restaurante. É um dos apoiadores do Portal e Web Rádio Movido A Rock. 

 

Point SP330

Tap House da SP300, umas das cervejarias integrantes do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, com decoração temática de rock. 

 

Weird Barrel

Brewpub com temática de "navio pirata", também do Polo Cervejeiro RP. Cerveja, coqueteis criativos e comidas. 

 

Sprint Bar 

Bar temático em automobilismo, com um autorama, bandas ao vivo, porções e cervejas geladas. 

 

Terraço Pizza Bar 

Bar na Vila Seixas (bairro vizinho ao centro) que funciona no terraço de um prédio comercial, com ambiente interno e externo. Agenda ao vivo quase todos os dias da semana. 

 

Garrafão Bar 

Bar muito cultuado e diferente. Por não ser muito grande, a banda fica lá dentro e várias mesas na varanda coberta, calçada e meio fio. 

 

Americo's 

Bar tradicional numa das esquinas da Rua Américo Brasiliente, no centro, com mesas também na calçada. 

 

Sem Fronteiras 

Também no centro, possui cervejas artesanais em suas torneiras, vários coqueteis, lanches e porções. Com Rock N Roll na caixa. 

 

Casa Damasco

Tradicional restaurante temático de comida árabe. Muita cerveja gelada, inclusive das artesanais de Ribeirão Preto. 

 

Cupim do Paulim 

Restaurante bem servido de carnes em geral, com acompanhamentos e cerveja gelada. Possui duas unidades: Av. Independência e anexo ao Estádio do Comercial (Palma Travassos).

 

Fant Beer  

Tap house de cervejas artesanais de marcas menos conhecidas, trazendo sempre novidades engatadas nas torneiras.

 

Hard Rock Cafe 

Uma da poucas unidades da franquia no Brasil, fica anexo a Arena Eurobike, com palco e shows. Possui varanda com visão interna do estádio, que funciona também em dias de jogos e shows na Arena. 

 

Vila Dionísio

 Tradicional pub de rock, no Jardim Sumaré, com bandas ao vivo quase todos os dias da semana. 

 

Pinguim 

Um dos ícones de Ribeirão, tem a unidade no "Quarteirão Paulista" no centro, ao lado do Theatro Pedro II, e também no Ribeirão Shopping.

 

Toca do Urso

Com várias torneiras da Colorado e comidas, funciona anexo  a fábrica da Cervejaria Colorado, no KM 308 da Anhanguera, logo depois do "Trevão". Tem agenda de música ao vivo.

 

 

 

Zona Sul: Urbanização da região e surgimento dos primeiros prédios começou em meados dos anos 90 (Foto da Avenida João Fiúsa, por Rafael Cautella)

 

 

 Zona Sul, vista próximo ao Anel Viário, com o centro bem ao fundo

  

 

Trevo Waldo Adalberto da Silveira, o "Trevão", no KM 307 da Anhanguera: remodelado e reinaugurado em 2014, é bem iluminado com fiação "enterrada" e considerado um dos maiores do Brasil. Dá acesso a entrada de Ribeirão pela Av. Pres. Castelo Branco (Zona Leste), acesso ao Anel Viário (Zona Sul) e também a rodovia que liga a outras cidades da região, como Serrana.

 

 

 

E pra você que estará em Ribeirão Preto para curtir os shows internacionais de rock, sintonize no rádio do carro a Difusora FM, em 97.1 - Com seu tradicional slogan "Ribeirão é Difusora" e muitas promoções, a Rádio é referência no Interior Paulista, por estar entre as poucas Rádios FM onde se ouve muito rock clássico e o melhor do pop-rock.

A Difusora também promove bandas autorais nas edições do concurso "Difusora Music Festival", com as bandas participantes sendo conhecidas ao longo da programação, durante o período de votação, com premiação a banda vencedora.

 

 

SERVIÇO:

 

Arena Eurobike

BConcerts

Theatro Pedro II

Biblioteca Sinhá Junqueira (Centro Cultural)

Fundação do Livro e Leitura (Feira Internacional do Livro)

Instituto SEB (A Fábrica)

Casa da Memória Italiana

Teatro Municipal

- Festival João Rock

Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola)

USP (vide Campus Ribeirão Preto)

Supera Parque

Difusora FM 97.1

- Novo Mercadão

 

COMENTÁRIOS