Conheça a TIMEOUT, banda de rock de jovens autistas
27/12/2020 01:58 em Let's Rock

Banda é de Brasília, berço de Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, entre outras

 

Composta por sete jovens com idades entre 13 e 22 anos, a Timeout interpreta músicas autorais e clássicos imortais do rock, como Pink Floyd, Oasis, Mamonas Assassinas, AC/DC e daí por diante. Mas o espírito transgressor do rock não se resume à escolha repertório. Isso porque os sete garotos que integram a banda são autistas e, no palco, cantam para o mundo que são capazes, sim, de produzir música de qualidade.

 

“Usualmente, pessoas com autismo são subestimadas, infantilizadas e colocadas em um lugar de exclusão, diferenciadas das pessoas consideradas ‘normais’. Acreditamos que a banda é uma verdadeira transgressão social nesse sentido”, afirmou o psicólogo Paolo Rietveld, idealizador da Timeout, ao site Razões para Acreditar.

 

Image for post

 

Foi em setembro de 2017, dentro do Instituto Ninar, que nasceu a Timeout. Tudo começou quando Paolo, que é voluntário da entidade que oferece atendimento para pessoas com autismo, notou as habilidades musicais de sete garotos: Ivan Madeira, João Daniel Simões, João Gabriel Mello, João Henrique Lopes, Marcelo Bacelar, Matheus Winker e Thiago Carneiro.

 

A banda foi batizada como Timeout, pois significa um “tempo fora” de todos os termos e técnicas da terapia tradicional. Aquele momento em que os meninos se preocupam apenas em se divertir. E desde os primeiros ensaios e apresentações, Paolo percebeu mudanças no comportamento dos garotos e de seus pais.

 

“Vemos a autoestima deles crescer a cada dia, nascer um objetivo de vida e a sensação de terem achado um lugar no mundo. João Henrique, nosso baterista, diz que foi a oportunidade que teve para se sentir realizado fazendo o que gosta. Os pais estão cada dia mais engajados e participativos”, destaca.

 

O psicólogo ressalta que a Timeout é um projeto voluntário. Tudo o que a banda ganha e os pais dos garotos investem são revertidos para a própria banda. Os ensaios acontecem aos sábados, e atualmente a Timeout está trabalhando na gravação de músicas autorais.

 

Image for post

COMENTÁRIOS